quarta-feira, 14 de maio de 2008

ARTE DE CONVIDAR

A Arte de Convidar



Você já fez a sua lista de nomes? Se não fez, volte para o Passo 1 e faça o mais rápido possível. Esse é seu maior patrimônio em seu negócio! A orientação para todos seus downlines fazerem esta lista de no mínimo 200 nomes em sua organização é a certeza de ter uma rede sempre crescente e estável. Qual é o seu público alvo? Analisar o perfil antes de exercer esta atividade? Quem já vendia produtos? Quem já tinha experiência com marketing multinível? Não há público alvo. São todos. Isto não é apenas um recrutamento de pessoas. É uma verdadeira parceria de negócios. Trabalho de equipe na formação de líderes independentes. Esta lista servirá não apenas para começar a convidar, mas sim para gerar mais contatos através das indicações.
Para começar a convidar qualifique os 20 melhores nomes para negócios (pessoas empreendedoras, comunicativas, de vasto relacionamento, respeitáveis, etc.) e comece a fazer os contatos.


Convidar não significa Apresentar. É apenas convidar para conhecer uma oportunidade. Portanto o melhor convite é aquele que gere curiosidade em seu prospecto. Seja breve, simples e sempre confirme o compromisso. Ouça sempre mais do que fale, você pode descobrir o que seu prospecto está precisando. Ouça e depois fale que você está ligando especificamente para que conheça uma nova oportunidade.
Se seu prospecto começar a fazer muitas perguntas, controle as informações sempre respondendo com outra pergunta.
Peça ao seu patrocinador, modelos de convites e resposta a perguntas que vão auxiliá-lo em estabelecer o seu modelo pessoal ou clique aqui e solicite. Estas 20 melhores pessoas da sua lista é importante você trabalhar junto com seu patrocinador ou orientador com mais experiência de seu grupo. Se perceber que seu convite não está funcionando com as primeiras pessoas, converse com seu patrocinador.

Prepare um rápido script do que vai falar, há 2 objetivos num convite: despertar a curiosidade e marcar um compromisso, quanto mais simples e rápido melhor, não mais do que 3 minutos na parte da mensagem do convite. Ligue 3 a 4 dias antes da data da apresentação, inspire-se assistindo a uma fita de vídeo de treinamento ou lendo um livro, certifique-se que a pessoa tem tempo para falar com você, inicie uma rápida conversa perguntando da Família, Ocupação (trabalho), Recreação (lazer) e passe a Mensagem (uma forma de lembrar facilmente é lembrar das iniciais F.O.R.M). Inicie a mensagem do convite com algo do tipo: " Estou te ligando por um motivo muito especial e gostaria de saber antes se você tem tempo na quinta-feira à noite (dia da reunião)? " . E quando for passar a mensagem lembre-se dos 4 "C"s do convite:

1) Cumprimento

2) Curiosidade

3) Controle

4) Compromisso



CUMPRIMENTO: Sempre inicie o convite com um cumprimento sincero, como por exemplo:

"João, lembrei-me de você porque sempre admirei-o pelo seu sucesso nos negócios...."

"Maria, lembrei-me de você porque a sua atitude positiva sempre me impressionou..."

Mas lembre-se é necessário que seja sincero, por isso pense antes em algo que realmente aprecie nesta pessoa.



CURIOSIDADE: Use palavras com poder e diga só o suficiente para despertar a curiosidade como por exemplo:

"Eu fui apresentado a um grande projeto e gostaria que você também conhecesse. É um projeto incrível que apesar de não exigir nenhum grande investimento tem um potencial enorme. Eu tenho acesso a uma apresentação e posso levar um número limitado de pessoas nesta próxima quinta-feira à noite. Posso contar com você?".

Dica: Não use palavras como "negócio", "oportunidade", "reunião", substitua por projeto, iniciativa, encontro de negócios.



CONTROLE: Uma vez que você despertou a curiosidade deles, eles farão perguntas. NÃO RESPONDA EXPLICANDO! Se você satisfazer-lhes a curiosidade, eles não virão. Mantenha a curiosidade respondendo a perguntas do tipo:

"Do que se trata?" Resposta: É algo que achei que seria interessante para você também mas eu não conseguiria explicar de forma completa para você. Uma pessoa mais experiente dará toda a explicação e precisa de mais ou menos 1 hora de sua atenção. Por isso gostaria que desse uma olhada comigo, posso contar com você?

"Mas você não poderia adiantar alguma coisa?" Resposta: Você sabe que se eu pudesse eu faria. Eu estou muito entusiasmado mas estou ainda apenas iniciando, e não gostaria que você perdesse alguma coisa importante pela minha explicação, o meu parceiro é uma pessoa mais experiente e vai poder mostrar tudo a você, mas precisa de sua atenção por pelo menos 1 hora. E então posso contar com você?



Escrito por CICERO TORRES às 15h23
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COMPROMISSO


COMPROMISSO: Obter de seus convidados um compromisso é um passo muito importante. Por mais que isto lhe custe uma negativa!

Consiga um compromisso dizendo por exemplo:

"João, eu tenho lugares limitados para este encontro. Se você não puder vir, eu gostaria de saber agora, pois assim posso colocar outro em seu lugar".

"Maria, vou passar na sua casa para irmos juntos, por isso gostaria de sua confirmação".



Se mesmo assim a resposta for do tipo:

"Eu vou ver na minha agenda..." 25% de chance de comparecer!

"Eu vou fazer o máximo possível para estar lá..." 35% de chance de comparecer!

"Eu certamente estarei lá..." 50% de chance de comparecer!



Muitas pessoas que tem dificuldade para convidar alguém para uma apresentação de negócios utilizam uma outra abordagem inicial: primeiro apresentam os produtos para depois convidar para que venham conhecer uma oportunidade por detrás destes produtos. Isto pode funcionar para abordar naturalmente as pessoas mais voltadas aos produtos, no entanto esta abordagem inibe algumas pessoas de abordarem justamente algumas pessoas que podem ser boas para negócios, portanto o convite direto para vir conhecer uma oportunidade é muito importante ser usada principalmente para estas pessoas boas para negócios.

A primeira grande barreira para qualquer distribuidor iniciante será saber lidar com a rejeição. Muitas pessoas que você convidar e agendar um compromisso, não vão aparecer. Outras rejeitarão seu convite. Com o passar do tempo é comum algumas pessoas deixarem de fazer tantos contatos pelo receio da rejeição. Entenda que esta oportunidade nem sempre cairá no momento certo para algumas pessoas, portanto elas não estarão preparadas para ela e a rejeitarão, mas pode ser que depois de algum tempo elas estejam abertas a vir ver esta oportunidade, por isso aceite esse "não" temporário e aceite qualquer rejeição numa boa e não leve como uma questão pessoal. O seu resultado virá das pessoas que disserem sim para você e com elas que você deverá se preocupar. Grace Hanson, uma distribuidora que chegou no topo do plano de compensação , criou uma técnica de prospecção que a levou ao sucesso em muito pouco tempo. Ela no início tinha muita dificuldade para convidar as pessoas porque não se sentia confiante na hora de falar, sua voz saia baixa e sem entusiasmo. Mas ela queria muito ter sucesso e fez um plano de chegar no seu objetivo de estar ganhando 20.000 dólares em 1 ano e para isso ela calculou que teria que estar convidando 2.000 pessoas em 1 ano. Então ela dividiu o valor de seu cheque de 20.000 dólares pelo número de pessoas com quem teria que convidar (2000) e chegou a conclusão que cada convite que ela fazia ela estaria "ganhando" 10 dólares, independente da pessoa do outro lado responder "sim" ou "não" ao seu convite. Olhando por esse enfoque o trabalho dela começou a ser mais agradável e até divertido. A sua postura despreocupada fazendo a prospecção diária falando com cerca de 5 a 10 pessoas por dia durante 1 ano sistematicamente, com disciplina, levou Grace a chegar lá. Lembrando que é muito importante voltar a fazer o convite para uma pessoa que não compareceu ou que nos primeiros convites não estaria disponível ou interessado para vir. Em média são necessários vários convites para alguém aparecer, pois nunca sabemos quando o momento certo desta pessoa pode aparecer.

Se os resultados realmente estiverem aquém do esperado reveja novamente se você está fazendo o básico: Convidar, Apresentar, Patrocinar e Treinar. E a principal ação aqui é a do Convite, da Prospecção. A arte de convidar. Analise as suas ações e veja se você não está utilizando a maior parte de seu tempo para falar com seus ascendentes e descendentes, fazendo material e se esquecendo do principal, a prospecção diária. Para exemplificar o gerenciamento de tempo temos a história da jarra e as pedras. Um professor em sua aula sobre administração de tempo trouxe uma jarra e a encheu de pedras grandes e perguntou a seus alunos: "Está cheia"? Muitos responderam "sim". Depois pegou uma outra jarra com pedregulhos e as pequenas pedras preencheram os vazios e perguntou aos alunos: "E agora está cheia?" Alguns responderam "sim". Então ele pegou uma jarra de areia e preencheu totalmente os vãos livres entre as pedras e perguntou: "E agora está totalmente cheia?" Muitos responderam "agora sim". Para surpresa de alguns o professor pegou uma jarra de água e ainda despejou uma grande quantidade de água na jarra com as pedras e a areia. Qual a sua mensagem? Que sempre temos espaço para fazer mais alguma coisa? Para conceituar melhor ele pediu a alguns alunos que tentassem colocar a mesma quantidade de pedras, areia e água numa jarra porém numa seqüência diferente da que tinha feito, o que era impossível.

Na verdade, o que ele quis mostrar é que se você não colocar primeiro as pedras grandes, você não conseguirá colocá-las depois. E o que são as pedras grandes em nosso negócio? É a prospecção diária. Estas são as atividades primordiais em nosso negócio. Se você não fizer isto - você tem muito menos chance de sucesso neste negócio. A prospecção é a pedra fundamental em nosso negócio.



Escrito por CICERO TORRES às 15h23
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Um comentário:

Roberson Correa disse...

Parabéns pela postagem, todas as pessoas de mlm deveriam ler isso, fica bem esclarecido as dicas de abordagem legais, porque muitas pessoas pecam muito na abordagem e acabam se desmotivando por não ter resultados satisfatórios.