segunda-feira, 12 de maio de 2008

MARKETIN MULTINÍVEL

O que é marketing Multinível

Essencialmente marketing multinível é uma forma de fazer os produtos e serviços chegarem diretamente aos consumidores sem intermediários e sem os custos das gigantescas campanhas publicitárias, por meio de uma estrutura disposta em camadas de distribuidores independentes. Por ser um método de marketing onde estes distribuidores independentes além de poderem vender, podem também patrocinar outros distribuidores independentes e obter comissões de vendas efetuadas por estes patrocinados, você cria uma organização de distribuidores independentes que podem multiplicar de forma exponencial as suas comissões de vendas, uma forma poderosa de alavancagem de negócios sem necessidade de novos e altos investimentos, além disso estes mesmos distribuidores independentes continuam a vender e patrocinar muito tempo depois que você resolver parar as atividades, mantendo-lhe uma renda residual e alavancada.
É preciso muito trabalho árduo, esforço persistente para construir uma grande organização, no entanto você começa a desfrutar de algumas vantagens essenciais do marketing multinível não importa quão pequena ou pouco lucrativa ainda ela seja no início, pois já possibilita resultados maciços através da alavancagem de seu tempo, talento e energia.A partir deste sistema, estes distribuidores independentes passaram a vislumbrar uma renda muitas vezes maior do que seria possível obter em suas profissões anteriores, e muitos destes distribuidores começaram a ter proventos mais altos que muitos Médicos, Advogados e Engenheiros e alguns destes também conseguiram conquistar a tão sonhada independência financeira.
Atualmente o marketing multinível movimenta mais de 90 bilhões de dólares e possui mais de 35 milhões de pessoas envolvidas ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 9% ao ano.É cada vez maior a aceitação desta estratégia de vendas diretas. Empresas tradicionais como o Citi Bank que adquiriu a Primerica vende apólices e investimentos através do marketing multinível, a Colgate Palmolive tem uma divisão de marketing multinível para venda de cosméticos, a Revista Time vende livros através do multinível com a Time-Life Direct e centenas de outras empresas se utilizam deste canal de vendas como a MCI, Sara Lee, Gillete, Xerox, etc, para alavancar as vendas de produtos e serviços.Para os especialistas em vendas, o marketing multinível é um sistema que permite levar produtos da indústria para o consumidor com eficácia sem passar pelo varejo tradicional. Para os que nele trabalham, o marketing multinível é acima de tudo uma oportunidade de ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais. Por isso, o marketing multinível atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar longas horas para alcançar os seus objetivos.


Diferença entre Marketing Multinível x Pirâmide
Por Liliana Alves Costa.

Com a rápida evolução das grandes tendências atuais, percebemos que nem todas as informações estão ao nosso alcance, no sentido de acompanhar, de forma satisfatória, tal evolução, pois devido a sua grande extensão, alguns se empenham em focar num determinado assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do mundo atual.Sendo o Marketing de Rede, também denominado Marketing Multinível, uma nova tendência da área de Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito de um estudo mais aprofundado sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente divulgação entre o meio empresarial, acadêmico e social.Atualmente, este vem se tornando um assunto relevante e de interesse também dos meios de comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um melhor entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios. Possivelmente pelo não-entendimento da distinção entre pirâmides financeiras e Marketing de Rede, muitas pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação.Ocasionalmente, isso vem gerando ao sistema de Marketing de Rede problemas quanto a sua imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito deste como empresa inescrupulosa e sem ética.Como o Marketing de Rede é uma forma de venda direta, também conhecido como Marketing Multinível ou venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.A WFDSA - World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária não-governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling Association - DASs).Existem, atualmente, mais de 50 DASs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais.O Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz:satisfação e proteção aos consumidores proteção aos revendedores diretos promoção de competição justa dentro dos moldes da empresa representação ética das oportunidades de ganho da indústria O código é uma medida que visa a auto regulamentação da indústria de venda direta.Não há leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais.Cabe, então, esclarecer exatamente a diferença entre pirâmide e o sistema de Marketing de Rede:Pirâmide em um conceito básico, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que nenhum produto ou serviço real seja movimentado.Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou serviços com função comercial legítima. Sem sustento comercial, o número de recrutas disponíveis é finito e, aritmeticamente, recrutas posteriores possuem menor chance de enriquecer do que os promotores do esquema.Conseqüentemente, este esquema tem vida curta, e os que por último ingressarem praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema. Na falta de um produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um plano de Marketing de Rede.Porém, os produtos de venda utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem falsos certificados, programas de treinamento, assinatura de revistas, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes e outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.A evolução do Marketing de Rede, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente.Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo.O Marketing de Rede é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes.É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de remuneração de vendas diretas no qual revendedores podem receber ganhos de duas maneiras. Primeiramente, revendedores podem receber compensações por suas revendas pessoais de produtos e serviços a consumidores.Segundo, os revendedores podem ser remunerados pelas revendas ou compras de pessoas que ele próprio recrutou e patrocinou no plano, podendo também ser remunerado com base nas revendas do grupo ou da rede que foi recrutada e patrocinada por pessoas por ele previamente recrutadas. Portanto, é uma oportunidade para os revendedores estabelecerem o seu próprio negócio, revendendo bens e serviços e desenvolvendo e treinando uma organização ou uma rede de revendedores por eles patrocinados para fazerem o mesmo.Sendo assim, uma companhia de distribuição multinível significa qualquer pessoa, empresa, corporação ou outra entidade de negócio que venda ou distribua um bem ou serviço por meio de agentes independentes, contratantes ou distribuidores, e tais participantes podem recrutar outros participantes.Comissões, bônus, restituições, descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou devem se pagas como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento, ações ou desempenho de participantes adicionais. Um dos pontos-chaves para as empresas de Marketing de Rede tem sido inserir o foco no consumidor em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é criado e fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido de consumidor.Por esta razão, o processo começa com uma avaliação detalhada para assegurar que o produto vai atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Tal avaliação terá continuidade em cada estágio de desenvolvimento do produto, passando por pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e testes com consumidores, até o produto final.Tais empresas possuem uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para atender às necessidades dos distribuidores, de forma a ajudá-los com todas as orientações necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As mesmas apoiam seus distribuidores com um ativo programa de treinamento.Além disso, os novos distribuidores recebem estímulos dos mais experientes, além de conselhos e de toda ajuda necessária para o início de suas atividades. Pouco a pouco, à medida que aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da empresa, eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base sólida e atingir o sucesso desejado.Artigo editado por Liliana Alves Costa, consultora de empresas.

A importância da duplicação
por Bruno Figueiredo Nogueira

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.(Cora Coralina) O mercado de Marketing Multinível é um eterno aprendizado, e cada dia que passa me surpreendo mais com a similaridade que o mesmo tem com as técnicas mais atuais de liderança e gestão corporativa. Mesmo tendo sido criado na década de 50, desde o início ele tem se destacado pelo bom senso no que tange o relacionamento entre pessoas. Uma das agradáveis surpresas que tive foi em relação ao conceito de duplicação. Este é bastante antigo em MMN e nos últimos anos temos visto o mundo corporativo adotar processos muito similares. Um dos que gostaria de destacar nesse artigo é o coaching. Buscando uma definição na internet, em sites voltados para executivos e gestores, encontrei essa pérola: “Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraquezas e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.” No multinível isso sempre foi uma realidade, e talvez até mais: uma necessidade. Temos todo esse mesmo processo, mas sob o nome de duplicação. Nesse mercado, para ter sucesso, obrigatoriamente você precisa promover o sucesso das pessoas que lidera. Precisa desenvolvê-las, prepará-las para agir e realizar ações em direção a um objetivo, como bem explica a definição. Neste caso específico, os objetivos são a qualificação e a independência financeira. Retenção de conhecimento em MMN é suicídio! A maioria das empresas de multinível existentes hoje tem essa preocupação em relação à duplicação e oferece sistemas de treinamento altamente eficazes. Isso é um grande diferencial. Não é a toa que vemos algumas decolarem depois de implantarem esses sistemas e muitas que ainda não o utilizam não alcançarem resultados tão significativos. Precisamos nós, distribuidores independentes, também termos essa preocupação. Apóie seu downline, ajude-o a montar sua lista quente e seu plano de ação, acompanhe-o nas primeiras apresentações, mantenha- o sempre motivado e dê sempre o exemplo, mostrando o caminho para a próxima qualificação. Já vi muitas pessoas, experientes ou não, preocupadas em aumentar cada vez mais a sua rede, não dando, no entanto, a devida importância para o downline já ativo. Trabalham muito bem a lateralidade da sua organização, deixando muitas vezes de investir na profundidade. A duplicação tem que ser feita e para alcançá-la, como bem define Don Failla em seu “O Básico”, é preciso chegar pelo menos no 3.o nível. Depois de patrocinar um novo distribuidor, você deve seguir 2 passos principais:Ensiná-lo a também patrocinar.Ensiná-lo a ensinar seu downline a também patrocinar. Pronto, você se duplicou e já é um grande passo para ver os resultados aparecerem. Só dessa forma é possível alcançar um crescimento consistente e sustentável e chegar ao topo dentro do mercado multinível. Ensine, auxilie, participe. Seguindo esse caminho você encontrará o sucesso!Porque Marketing Multinível é tão bom?POR QUE TODOS GANHAM MAIS? - AS EMPRESAS GANHAM MAIS, PORQUÊ:Aumentam seu lucro com as vendas de seus produtos;Diminuem seus gastos com publicidade;Aumentam a força de consumo de seus produtos, sem ter que investir na abertura de novas lojas;Terceirizam o recrutamento, treinamento e motivação de seus distribuidores;Diminuem os gastos com encargos sociais;Aumentam o índice de fidelidade de seus produtos;Mantém um cadastro atualizado de seus consumidores.VOCÊ GANHA MAIS, POR QUÊ?:: Pode tornar-se distribuidor e abrir seu negócio próprio com um capital inicial muito pequeno (R$28,00), dedicando seu tempo livre, sem precisar de conhecimentos iniciais ou experiência anterior, e principalmente, sem risco de perder o capital investido num mercado cada vez mais competitivo; :: Recebe treinamento individual e coletivo de uma fórmula de sucesso mundial que, tal qual no franchising, lhe dará total oportunidade de ter sucesso; :: Ganha dinheiro para fazer o que sempre fez: propaganda boca-a-boca dos produtos que sempre compra e usa;:: Pode trabalhar em qualquer horário que quiser, sem ter que largar seu emprego atual; :: Você cria uma fonte de renda crescente, que pode superar em algumas vezes seus rendimentos convencionais.Conheça esta oportunidade de negócios, considerado pelo renomado autor da série "Pai Rico, Pai Pobre", Robert Kiyosaki, como um dos 3 sistemas empresariais recomendados para ganhar dinheiro e depois investir.Só para você ter uma idéia do que representa o sistema Marketing Multinível (também chamado de Multilevel Marketing, Network Marketing ou ainda Marketing de Rede) e Vendas Diretas, ele é o sistema responsável por mais de 55% do consumo das famílias nos Estado Unidos, onde existe há mais de 40 anos, movimentando 20% do seu PIB (Produto Interno Bruto).Atualmente o marketing multinível movimenta mais de 90 bilhões de dólares e possui mais de 35 milhões de pessoas envolvidas ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 9% ao ano. É cada vez maior a aceitação desta estratégia de vendas diretas. Empresas tradicionais como o Citi Bank que adquiriu a Primeira vende apólices e investimentos através do marketing multinível, a Colgate Palmolive tem uma divisão de marketing multinível para venda de cosméticos, a Revista Time v ende livros através do multinível com a Time-Life Direct e centenas de outras empresas se utilizam deste canal de vendas como a MCI, Sara Lee, Gillete, Xerox, etc, para alavancar as vendas de produtos e serviços.O Marketing Multinível tem sua eficiência de tal forma reconhecida que já está sendo ensinado em algumas das melhores Escolas de Administração no mundo, afinal, ele é considerado como a tendência de mercado mais quente em países como Inglaterra, Japão e Estados Unidos, e seu mercado é um dos que crescem mais rapidamente no MUNDO! É o veículo perfeito para trabalho em casa e para a descentralização dos negócios que está se aproximando rapidamente. É o mais efetivo e poderoso sistema de marketing no mundo, porque se utiliza a propaganda boca-a-boca para que um consumidor tome conhecimento do produto ou serviço. Ainda, enquanto mais e mais pessoas estão aproveitando seus benefícios, a maioria ainda não está familiarizada com o MMN, tornando esta oportunidade maior ainda para pessoas empreendedoras com visão para novas formas de fazer negócios. As Empresas de MMN eliminam os atacadistas, eliminam o alto custo da divulgação centralizada, eliminam o alto custo de se ter empregados, e entregam o produto ou serviço diretamente ao consumidor com a assistência de um distribuidor independente. Isso reduz imensamente os gastos para se vender um produto ou serviço, podendo-se então produzir produtos de mais alta qualidade com preços bastante competitivos e os ganhos são compartilhados com toda a rede de distribuidores.Apenas imagine-se como o dono de uma loja, onde não tenha necessidade de um ponto, ou seja, não precise pagar aluguel; não tenha empregados, ou seja, não precise pagar salários nem ter dores de cabeças com problemas trabalhistas; não precise de estoques, portanto não precise de altos investimentos, nem de contabilidade, nem de administração; o seu trabalho seria de formar a sua clientela, onde todo cliente pode tornar-se também um empreendedor do mesmo produto/serviço que você divulga, e ainda você ganhar uma porcentagem do que ele vende/divulga! Em uma organização tradicional, isso nunca iria acontecer. Em empresas de MMN, isso é exatamente o que acontece. O MMN faz funcionar na prática o que todos nos devíamos fazer naturalmente, um ajudando o outro. É um sistema de trabalho de auto-ajuda.Faça a sua parte e o sistema te ajudará a acrescer financeiramente e profissionalmente!

Marketing MUltinível - A profissão do século XXI
por Fabrício Fernandes

O que você vai ser quando crescer? Esta é a pergunta que ouvimos durante toda nossa infância e adolescência. Já escolhemos ser bombeiro, policial, médico e professor, e o tempo foi passando e fomos mudando de opinião. No final, motivados pela sede de dinheiro ou pela vontade sei lá de quem, ingressamos numa faculdade de qualquer coisa. Afinal, precisávamos de um canudo pra conseguir um espaço no disputado mercado de trabalho. Mais uma vez, nossa liberdade de escolha havia sido exercida, e agora pelo medo de pôr tudo a perder, nos sujeitamos a cumprir ordens dás 8:00 às 18:00h, sendo reféns de nossos salários, enquanto nossos filhos crescem sem pai e sem mãe e nós tentamos ingenuamente garantir-lhes um futuro mais próspero. Mas como? O mundo corporativo caminha para o "cada um por si e Deus por todos". A segurança no emprego morreu. A previdência social jamais conseguirá sustentar a massa de idosos aposentados que vem surgindo. E nós, ainda com uma idéia atrasada de empregabilidade, damos aos nossos filhos um exemplo de medo, dependência e mediocridade. Será que estamos tentando recuperar o dinheiro e o tempo investidos? Afinal, foram pelo menos cinco longos anos dedicados aos estudos em uma faculdade. Pelo menos quatro horas por noite, e além disso investimos no mínimo R$ 700 por mês entre mensalidades, materiais e outras despesas que, capitalizados em cinco anos, com 1% ao mês, representariam hoje R$ 57.249. E depois de tudo isto, espalhamos nossos currículos para conseguir uma vaga de emprego (salário inicial R$ 1.200). E sem garantia de crescimento e carreira. Afinal, garantia, carreira... "isto não te pertence mais", parafraseando uma humorista da TV. Na verdade, toda esta conta não faz sentido se formos felizes com a profissão que escolhemos, mas a maioria de nós não está assim tão feliz, nem ao menos satisfeita. Muitos estão conformados. Não estão querendo lutar contra esta triste realidade. Para aqueles que querem mudança, como eu quis há alguns anos atrás, existe uma nova profissão que atrai cada vez mais pessoas no mundo todo. O profissional de Marketing Multinível, ou de "Multi-Level Marketing". MLM´ers, como somos chamados. Existem até faculdades para isto nos Estados Unidos. Aqui no Brasil ainda não, e talvez por isto essa atividade profissional é ainda tão pouco conhecida, e muitas vezes mal interpretada. O empreendedor de Marketing Multinível é um profissional autônomo, representante independente de uma determinada companhia, que tem como responsabilidade executar as tarefas de marketing e divulgação dos produtos e da oportunidade, e também dar treinamento aos novos empreendedores. É um trabalho que consiste em falar com pessoas e criar relacionamentos. O MLM`er trabalha a partir de sua casa, do lado de seus filhos e de sua família, faz uso de telefone, Internet, e consegue criar gigantescos negócios ao redor do mundo, o que lhe permite obter altos rendimentos financeiros com uma qualidade de vida invejável. Em suma, qualquer pessoa, independentemente de sua formação acadêmica ou cultural, posição social, credo, raça, pode ter sucesso como profissional de Marketing Multinível, pois o sistema é criado de tal forma que esta pessoa receberá sempre o apoio e treinamento de outros profissionais mais experientes para ajudar no desenvolvimento do seu negócio. A dedicação de tempo também pode ser parcial, desenvolvendo em paralelo com outra atividade, até que os rendimentos superem a atividade que já possui. Tomemos por base os mesmos cinco anos de estudos dedicados em uma faculdade. Se uma pessoa se dedicar por cinco anos, quatro horas por dia desenvolvendo seu negócio de Marketing Multinível, é muito provável que terá, no final de cinco anos, um rendimento superior a R$ 5.000 e que poderá crescer ainda mais, à medida que aumenta a sua organização de negócio. E com outra vantagem, além de não gastar praticamente nada para iniciar, estará ganhando no decorrer deste período de cinco anos. Mas isto não é um proposta de enriquecimento rápido sem trabalho. Existe uma fórmula para ser bem sucedido como profissional de MLM. Uma receita para o sucesso. Acredito que esta receita também serve para qualquer outra profissão. Eu chamo a minha receita de (3 P´s). E são estes os três ingredientes: paixão, profissionalismo e persistência. Paixão:É o ingrediente da alma. É o entusiasmo pela atividade. É dormir e acordar pensando no seu trabalho e como fazê-lo melhor, e como servir a mais pessoas. É ter brilho nos olhos quando você fala de seus produtos e da companhia que representa. Você só poderá ter sucesso em MLM se gostar muito do que faz, da profissão que escolheu, da empresa que representa e dos produtos que oferece. Em MLM, não existe o medo do desemprego pra fazer você sair da sua zona de conforto e trabalhar. Só existe o otimismo, a vontade de conquistar a liberdade e realizar seus sonhos. Profissionalismo:MLM pode ser feito em tempo parcial, você determina quando e quanto tempo vai empregar em seu trabalho. Contudo, mesmo que você tenha outra atividade paralela, deverá ter uma atitude profissional com relação ao seu negócio de MLM. Não poderá ter sucesso agindo de forma displicente, sem planejamento sem comprometimento com os resultados de suas próprias metas. Ser profissional é levar a sério sua escolha, organizar seu trabalho, sua agenda, seus contatos, seus treinamentos, enfim tudo o que o leva a crescer cada vez mais na profissão que você escolheu. Persistência:É permanecer fiel à sua escolha até o fim, até alcançar seus resultados. É não desistir nunca. É usar cada obstáculo como degrau para alcançar seus objetivos. Persistência é o ingrediente da mente. Olhe ao seu redor, todas as pessoas de sucesso persistiram em seus sonhos. Dia após dia, ano após ano, as pessoas bem- sucedidas foram se aprimorando, até que um dia... Aha!!! Chegaram ao sucesso. E os outros, os expectadores, chamam isto de sorte. Se esta receita funciona para qualquer profissão, por que o Marketing Multinível? O Marketing Multinível proporciona algo que não existe nas outras profissões. É a renda alavancada. É aquela renda que advém não somente do seu próprio esforço, mas de uma multidão de pessoas que se criou porque você ajudou algumas pessoas com sua verdadeira vontade, e ensinou-as a serem bem- sucedidas. Em que outra profissão você sempre se preocupa em ajudar e quer que seus colegas de trabalho, que são seus parceiros de negócios, cresçam na carreira tanto ou até mais que você?! Em que outra profissão você pode alcançar resultados que normalmente levariam 30 anos em apenas 5 a 10 anos? Espero que este texto ajude você a refletir sobre sua vida, seus sonhos verdadeiros e sobre seu futuro. Paz e Prosperidade. Fabricio Fernandes é empresário e profissional de Marketing Multinível

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